sexta-feira, 20 de maio de 2011

Informação biográfica e apreciação literária


O P.e Meira Veloso nasceu na Póvoa de Varzim e lá viveu muito tempo, mas chegou a emigrar para o Brasil, onde ensinou línguas e filosofia. Na Póvoa, foi professor no Colégio Povense, capelão da Misericórdia, além de se dedicar ao jornalismo e à poesia.  Esteve na origem do escutismo local, juntamente com o Dr. Abílio Garcia de Carvalho. Foi  pároco de Modivas e Aveleda, em Vila do Conde. Faleceu de tuberculose com 52 anos, em Fevereiro 1934. Na altura, pôde-se ler no Idea Nova (10/2/34) a seu respeito:
.
A sua morte foi a de um justo, edificou, emocionou… em lucidez de espírito invejável, conhecendo com horas de antecedência que se aproximava o seu momento final, acolheu a morte sem desfalecimento, com fé e confiança, e transpôs os umbrais da eternidade orando com fervor e beijando o seu querido crucifixo e esboçando tenuemente com a dextra cruzes sobre os que lhe assistiam à agonia.
Dedicou-se o Padre Meira Veloso desde muito novo à poesia e ao jornalismo, em que foi mestre, desenvolvendo uma actividade rara.
A sua obra anda dispersa por jornais e revistas da província, Lisboa e Porto, e pelo Brasil. Tinha concluídos dois livros de versos, em que mostrara especial predilecção pela sátira.
Colaborou em quase todos os jornais do seu tempo nesta vila, sendo sempre muito lidos, muito apreciados e muito elogiados os seus artigos e as suas poesias. Erros, vícios, maus costumes tinham-no pela frente em ataque ardoroso, impetuoso, invencível. A sua pena encontrava-se continuamente em riste para defender a Religião, a Pátria e a Póvoa.
Era uma sentinela vigilante no campo católico, pronto a defender a Igreja das investidas dos seus adversários. E fazia-o com a fé mais ardente.
A sua linguagem era erudita, impecável, brilhante. Estilo vivo, másculo, variado. Cultivava todas as modalidades. Desejava, estimava, provocava a polémica, em que saía sempre vencedor pelos argumentos que aduzia, pela forma que adoptava.
O jornalismo poveiro sente a perda dum elemento precioso.


Esta apreciação deixa de fora um dos aspectos mais evidentes da poesia o P.e Meira Veloso, o seu carácter anti-lírico e anti-romântico. Ela não se alimentado da associação fantasiosa de imagens, é antes marcada por forte viés realista, prosaico até. Em consequência disso, é também muitas vezes narrativa e aproxima-se ocasionalmente do texto dramático.

Mas não se pense que decalca temas ou mesmo processos parnasianos. A inspiração do P.e Meira Veloso é real, ele não faz poesia a olhar para o que os outros já escreveram: segue um caminho muito seu, original.

Embora incompleta, a amostra que se segue da sua produção poética já dá uma ideia de como é injusto que a Póvoa tenha esquecido o poeta P.e José Meira Veloso.

Sem comentários:

Enviar um comentário